_ Índice Ibrahim de Governação Africana / Ibrahim Index of African Governance

Temas: Governação, Transparência, Prestação de Contas

País ou região de implementação: África

Organizações promotoras: Mo Ibrahim Foundation

Descrição:
O Índice Ibrahim de Governação Africana (Ibrahim Index of African Governance - IIAG) apre-senta anualmente uma avaliação abrangente do desempenho da governação de cada um dos 54 países africanos.

Criado em 2007 pela Fundação Mo Ibrahim (do empresário Mo Ibrahim), este índice pretende promover a qualidade das lideranças africanas, de forma a permitir a melhoria das perspectivas económicas e sociais do continente.

A governação é definida pela Fundação Mo Ibrahim como a prestação de bens e serviços sociais, económicos e políticos que cada cidadão ou cidadã tem o direito de esperar do seu Estado, e que o Estado tem a responsabilidade de prestar aos seus cidadãos e cidadãs. O Índice abrange quatro grandes categorias:
• A Segurança e o Estado de Direito;
• A Participação e os Direitos Humanos;
• As Oportunidades Económicas Sustentáveis;
• O Desenvolvimento Humano.
Estas categorias desdobram-se em 14 subcategorias, que correspondem por sua vez a 93 indicadores.

O Índice é redefinido numa base anual. Os refinamentos podem ser metodológicos ou baseados na inclusão ou exclusão de determinados indicadores.

A divulgação do Índice é feita anualmente pela Fundação Mo Ibrahim e serve de pretexto para estimular o debate sobre o estado da governação dos países africanos e promover uma participação mais activa da sociedade civil e dos cidadãos e cidadãs.



Site: 
www.mo.ibrahim.foundation/iiag

Sem comentários:

Enviar um comentário