_ Índice de Sociedade Civil / Civil Society Index


Temas: Avaliação do estado da sociedade civil; Participação das OSC

País ou região de implementação: Mundial

Organizações promotoras: CIVICUS

Descrição: O Civil Society Index (CSI) é uma ferramenta participativa de avaliação de necessidades e de planeamento pensado para as OSC de todo o mundo. Visa criar uma base de conhecimentos que permitam impulsionar iniciativas de fortalecimento da sociedade civil, e nomeadamente identificar e desenvolver estratégias para o seu próprio desenvolvimento.

Dinamizado pela rede CIVICUS desde 2003, o CSI fornece elementos sobre o estado da sociedade civil num determinado país (como por exemplo: ambiente favorável, constrangimentos, exercício da cidadania) e permite também efectuar cruzamentos de dados entre países. O CSI utiliza 74 indicadores para medir aspectos importantes do panorama da sociedade civil. Estão agrupados em quatro categorias: estrutura, ambiente, valores e impacto.

Nos países onde já foi implementado o CSI, o trabalho é conduzido por uma organização nacional de coordenação (chamada National Index Team ) e conta com o apoio da equipa de projecto da CIVICUS. Esta equipa é encorajada a adaptar e modificar o kit de ferramentas fornecido, de forma a que ele melhor reflicta o contexto local, com a ajuda do Grupo de Aconselhamento Nacional, composto por stakeholders da sociedade local, como por exemplo: governo, media, universidade, doadores e sector privado.

A metodologia foi desenhada para medir as seguintes dimensões:


  1. Engajamento Cívico (em que medida os indivíduos se envolvem em iniciativas com impacto social e político);
  2. Nível de organização (o grau de institucionalização que caracteriza a sociedade civil);
  3. Prática de valores (em que medida a sociedade civil põe em prática alguns valores fundamentais);
  4. Percepção do impacto (em que medida a sociedade civil é capaz de influenciar a arena social e política, de acordo com as percepções internas e externas);
  5. Ambiente externo (as quatro dimensões acima são analisadas tendo em conta uma quinta que inclui as condições/ambiente em que a sociedade civil actua, p.ex. variáveis socioeconómicas, políticas e culturais).

Site
http://blogs.civicus.org/csi (em inglês)