_ Iniciativa de Dados Abertos do Quénia / Kenya Open Data

Temas: Prestação de Contas; Transparência Orçamental

País ou região de implementação: Quénia

Organizações promotoras: Governo

Descrição: 
Considerando a informação como um bem nacional a que todos devem poder aceder, o Quénia lançou, em 2011, um portal onde são disponibilizados, de forma interactiva e gratuita, dados sobre domínios-chave da governação: economia e finanças, educação, energia, justiça, saúde, agricultura, ambiente, etc.

O portal de Dados Abertos desenvolvido pelo Quénia disponibiliza informações sobre as despesas públicas realizadas a nível nacional e regional, nomeadamente sob forma de gráficos e tabelas interactivas, tornando mais acessível a leitura de dados não-tratados e contribuindo desta forma para aumentar a prestação de contas por parte dos poderes públicos, tornando o governo proactivo na informação aos cidadãos.

A iniciativa inscreve-se nas medidas tomadas pelo país para melhorar a governação e facilitar o acesso à informação a investigadores, decisores políticos e ao público em geral. Em Maio de 2015, cerca de 500 conjuntos de dados haviam sido disponibilizados nesta plataforma digital.

Recentemente, o Kenya Open Data lançou uma nova aplicação – o Orçamento Aberto App – que visa fomentar a transparência orçamental. Esta aplicação disponível em budget.opendata.go.ke proporciona uma perspectiva dinâmica sobre o Orçamento de Estado, levando mais longe as iniciativas de transparência que têm vindo a ser tomadas no sentido de melhorar a eficiência e eficácia das despesas públicas no país.

A aplicação Orçamento Aberto disponibiliza informações sobre como os recursos financeiros são alocados, permitindo aos cidadãos explorar as dotações orçamentais e acompanhar as alterações relativas aos anos transactos bem como as projecções para os anos seguintes.


Site: 
www.opendata.go.ke
(em inglês)

Sem comentários:

Enviar um comentário