_ Open Aid Partnership (OAP)

Temas: Transparência da Ajuda ao Desenvolvimento; Prestação de Contas

País ou região de implementação: Bolívia, Haiti, Honduras, Nepal, Quénia, Malawi, Sierra Leoa e Uganda

Organizações promotoras: Banco Mundial

Descrição: 
A Open Aid Partnership recolhe dados sobre a ajuda ao desenvolvimento de um conjunto de países que disponibiliza online. Através de um mapa digital interactivo, pode-se visualizar – por país – informações sobre os sectores apoiados, programas e projectos, doadores, indicadores (p.ex. pobreza, malnutrição)

Esta ferramenta permite, desta forma, alcançar uma maior eficácia e transparência na ajuda ao desenvolvimento, bem como uma maior proximidade e contacto entre todos os actores envolvidos.
São objectivos da Open Aid Partnership:
  • Fortalecer a capacidade dos países parceiros em recolher e disponibilizar, de forma aberta e acessível, informação sobre os dados da ajuda ao desenvolvimento;
  • Capacitar os cidadãos, a sociedade civil e os media na compreensão e utilização crítica da informação disponibilizada.
The Open Aid Partnership visa envolver os cidadãos no planeamento e execução dos programas de desenvolvimento, com o objectivo final de aumentar a responsabilidade social e a prestação de contas.
Actualmente, o mapa infográfico tem informação relativa a sete países: Bolívia, Haiti, Honduras, Nepal, Quénia, Malawi, Sierra Leoa e Uganda.

A “Open Aid Partnership” é o resultado da colaboração dos governos da Bolívia, Canadá, República Checa, Estónia, Finlândia, Honduras, Quénia, Malawi, Nepal, Holanda, Serra Leoa, Espanha, Suécia, Reino Unido e, ainda, das seguintes organizações: United States Agency for International Development, Banco de Desenvolvimento Africano, AidData, Publish What You Fund, Banco Mundial, Akvo, Development Gateway, Development Initiatives, The Foundation Center, InterAction, ONE, UN-Habitat.

Site: 
www.openaidmap.org
(em inglês)

Sem comentários:

Enviar um comentário