_ AidWatch

Temas: Transparência da Ajuda ao Desenvolvimento

País ou região de implementação: Europa

Organizações promotoras: CONCORD

Descrição: 
A AidWatch é uma campanha europeia de advocacy e de monitoria dos fluxos de Ajuda Pública ao Desenvolvimento dos países membros da União Europeia e dos seus compromissos em matéria de Cooperação para o Desenvolvimento. É dinamizada pela CONCORD - Confederation for Cooperation of Relief and Development NGOs (Confederação Europeia das ONG de Desenvolvimento e Acção Humanitária),uma plataforma europeia criada em 2003, e que congrega, actualmente, 28 plataformas nacionais de organizações não-governamentais dos Estados membro da União Europeia, 20 redes internacionais e 3 membros associados, representando, no total, 2600 organizações não-governamentais europeias.

A campanha AidWatch foi criada, em 2006, com o intuito de:

  • Assegurar que a União Europeia e os seus Estados Membros apliquem e desenvolvam políticas coerentes de Desenvolvimento e canalizem adequadamente fluxos de Ajuda Pública ao Desenvolvimento (APD), baseados nos valores da solidariedade, promoção dos direitos humanos, justiça e democracia;
  • Permitir que as organizações europeias não-governamentais para o desenvolvimento tenham um papel relevante na definição e aplicação das políticas de ajuda ao desenvolvimento da União Europeia;
  • Reforçar o papel das ONGD europeias como actores fundamentais da sociedade civil europeia em questões de desenvolvimento e justiça global.

O grupo AidWatch é constituído por especialistas de Ajuda Pública ao Desenvolvimento e de políticas de Desenvolvimento dos vários membros da CONCORD, e é representado em Portugal pela Plataforma Portuguesa das ONGD, que dinamiza, desde 2007, um grupo de trabalho homónimo. Os diversos membros do grupo colaboram entre si para monitorar a APD dos Estados membros, assim como garantir a sua eficácia e transparência.

Anualmente é lançado o relatório Aidwatch com informação relativa à quantidade e qualidade da Ajuda ao Desenvolvimento disponibilizada por todos os países integrantes da União Europeia. Os Estados membros são também incentivados a elaborar relatórios e análises sobre a evolução da política de Cooperação para o Desenvolvimento a nível nacional.


Site: 
http://www.concordeurope.org/campaigns/77-aidwatch
(em inglês)

Sem comentários:

Enviar um comentário